sexta-feira, 16 de março de 2012

Festividade de São José na Terra Santa

Internautas poderão acompanhar a transmissão, ao vivo, da Santa Missa diretamente de Nazaré 
Neste domingo, dia 18, o Portal Canção Nova transmitirá, direto da Terra Santa, às 12h (horário de Brasília), a Missa da festividade deSão José.
A Celebração Eucarística, em latim, será presidida pelo Custódio da Terra Santa, Frei Pier Batista Pizzabala, na casa onde, segundo a tradição, São José viveu com a Virgem Maria e o Menino Jesus.
Para acompanhar as leituras proclamadas durante a celebração, basta acessar o canal ‘Liturgia Diária’. E para aqueles que desejarem ler o folheto da Missa em latim, poderá baixá-lo em seu computador clicando no link a seguir:
De acordo com a Igreja, São José é considerado um dos santos mais populares, sendo proclamado o ‘protetor da Igreja Católica Romana’. Por seu ofício como carpinteiro, é considerado o ‘padroeiro dos trabalhadores’, e pelo carinho e fidelidade à sua esposa, é também o ‘padroeiro das famílias’.
Muitos peregrinos que vão à Terra Santa visitam a Igreja de São José, localizada a poucos metros da Basílica da Anunciação, na cidade de Nazaré. Foi por meio das escavações arqueológicas que descobriram o lugar onde teria vivido a Sagrada Família de Nazaré. Acima deste espaço é que foi construída tal igreja.



sexta-feira, 9 de março de 2012

Comissão de téologos do Vaticano publica documento com diretrizes

A Comissão Teológica Internacional publicou nesta quinta-feira, 08, em seu site oficial um novo documento, redigido em inglês, intitulado "Teologia hoje: prospectivas, principios e critérios". O texto examina algumas questões atuais da teologia e propõe, à luz dos principios constitutivos da teologia, os critérios metodológicos que são determinantes para a teologia católica em relação a outras disciplinas afins, como as ciências religiosas.
O texto é distribuido em três capítulos: a teologia pressupõe a escuta da Palavra de Deus acolhida na fé (capítulo 1); ela se exercita em comunhão com a Igreja (capítulo 2);  procura dar razão de um modo científico de aproximar-se da verdade de Deus em uma prospectiva de autêntica sabedoria (capítulo 3). Mas qual é o objetivo deste documento? 

Monsenhor Krzysztof Charamsa, secretário adjunto da comissão teológica internacional explica o conteúdo do texto elaborado por 30 teólogos provenientes de várias partes do mundo.

"A comissão tratou deste texto, atenta à situação atual, nas décadas sucessivas ao Concílio Vaticano II que nos levaram a um enriquecimento da teologia, com novas vozes, novas escolas teológicas (...), mas ao mesmo tempo, depois disso, vimos também uma certa fragmentação da ciência teológica, a qual deveria sempre, e em particular hoje, reencontrar-se diante do desafio de manter a própria identidade católica", ressaltou
Acesse
.: Documento -  "Teologia hoje: prospectivas, princípios e critérios" em inglês

Seguir a Cristo é penetrar no caminho do amor


Qual é a importância dos santos? Eles são nossos intercessores diante do trono de Deus. Mas também e, em primeiro lugar, eles são os grandes modelos para nossa vida. Querem ser nossos guias no caminho para Deus Pai. Agora, de onde os santos tiram a força para viver sua vida de maneira exemplar? Qual é o mistério de sua vida?
O mistério de sua vida chama-se Jesus Cristo. O mistério de sua vida é: seguir a Cristo por todos Seus caminhos. Desde que foram chamados pelo Senhor O seguiram generosa e fielmente, cumprindo sua missão. Muitos, inclusive, foram a países distantes e desconhecidos para anunciar a mensagem de seu Mestre.
Seguir a Cristo é e deve ser o mistério de vida de cada cristão, também de cada um de nós. Porque toda a predicação de Jesus é um convite para segui-Lo, e está dirigida – como sabemos – a cada ser humano. Também nós, em nosso batismo, fomos chamados, pela primeira vez, a imitar Cristo. E desde então, Deus repetiu e renovou esse convite muitas vezes e de muitas maneiras. Também hoje em dia Deus volta a nos chamar de diversas maneiras.
Podemos distinguir duas classes de cristãos: os seguidores e os admiradores de Cristo. O admirador não compromete sua pessoa: admira, olha de fora e não se esforça em ser como o que admira. O seguidor, ao contrário, é ou procura ser o que admira.
Jesus mesmo insiste sempre em que é necessário segui-Lo. Jamais diz que busca admiradores. Deixa bem claro que os Seus devem segui-Lo em sua vida e não só aceitar a doutrina d’Ele. Porque uma fé que não se traduz em vida, não vale nada nem consegue nos proteger da perdição eterna.
Como podemos seguir Jesus? A condição fundamental para a imitação do Senhor é o encontro pessoal com Ele. Para poder e querer segui-Lo temos de conhecê-Lo, olhando Sua vida e escutando Seus ensinamentos. Se não O conhecemos, se não sabemos nada de Sua generosidade, nem de Sua entrega desinteressada, nem de Seu amor desbordante para conosco, nunca vamos ter vontade de segui-Lo verdadeiramente.
Não temos a sorte dos apóstolos de ter nascido em tempos de Jesus. Entretanto existem muitos caminhos, muitos lugares de encontro com Cristo se O buscamos sinceramente. Ali está, por exemplo, na Eucaristia que celebramos juntos. No Evangelho, Jesus fala pessoalmente a cada um de nós. E na comunhão, Ele mesmo nos convida a comer Seu Corpo e tomar Seu Sangue, entrando assim na mais profunda comunhão com Ele.
Seguir Cristo é penetrar no caminho do amor. Mas quem começa a amar, começa a sofrer. E Jesus nunca ocultou que O seguir é duro. Não oferece segurança, mas sim risco. Não nos oferece caminhos de triunfo, mas sim o “fracasso” da cruz, porque quem O segue, aceita também a sorte de Seu Mestre: o sofrimento e a cruz.
Na vida de nossos santos tampouco faltou dor e sofrimento. Aceitaram-nos por amor a Cristo. E seguiram a seu Mestre até a última entrega: coroaram sua vida pelo martírio.
Seguir Cristo inclui sofrimento e cruz, mas também nos enche de uma alegria profunda e uma paz permanente. E no fim do caminho nos espera, em comunhão com todos os santos, a felicidade de Cristo para sempre.

Padre Nicolás Schwizer
Movimento apostólico Shoenstatt